Como funciona um medidor de pressão diferencial?
Medidor de Pressão Diferencial é um instrumento de medição que a sua função principal consiste em medir a diferença de pressão entre dois pontos. Neste artigo esclareceremos muitas dúvidas que os usuários possuem sobre este medidor.
O que significa pressão diferencial?
A pressão diferencial, nada mais é que o resultado da diferença da entre um determinado ponto A em relação a um determinado ponto B.
Por exemplo: Se uma tubulação A apresenta valor de pressão de 100 psi e a tubulação do ponto B apresenta valor de pressão 30 psi, a pressão diferencial é de 70 psi, esse valor na maioria dos equipamentos já mostra calculada A-B=diferencial.
Como é medida a pressão diferencial?
A pressão diferencial é medida utilizando uma gama de equipamentos, incluindo: micro manômetros digitais, manômetros de pressão diferencial e transmissores de pressão diferencial. Estes equipamentos medem a pressão diferencial em diversas unidades para melhor utilizar na sua aplicação, tais como: bar, psi, mbar, kPa, mmHg, inH2O, inHg, ozin², ftH2O, cmH2O, kgcm².
Todos os medidores de pressão diferencial são dotados de duas entradas para acoplamento de mangueiras onde serão conectadas no ponto que serão analisadas.
Os modelos mais modernos oferecem recursos como funcionalidade de congelamento das medições, mostrador digital, conversor de unidades automática, armazenamento de medições na memória interna e capacidade de transferir dados para um computador para avaliar e documentar valores de medição através de gráficos e planilhas.
Há modelos de medidores de pressão diferencial que dispõem de uma saída analógica, desse modo, as leituras do medidor podem ser usadas para regular ou testar diferentes sistemas e até tomar decisões conforme as informações enviadas.
A Impac Instrumentos oferece uma linha de equipamentos para a medição de pressão, confira aqui as opções disponíveis.
Qual é a diferença entre o medidor de pressão diferencial, pressão absoluta e pressão relativa?
- Pressão Diferencial, como mencionamos acima, é o resultado da diferença entre os pontos medidos A-B= Diferencial;
- Pressão Absoluta é medida em relação ao vácuo absoluto, ou seja, no caso de um medidor de pressão diferencial é a soma da pressão atmosférica mais o valor do ponto que está sendo mensurado;
- Pressão Relativa é medida em relação à pressão atmosférica, ou seja, no caso de um medidor de pressão diferencial é a diferença entre a pressão atmosférica e o ponto que está sendo mensurado.
Por isso, um aparelho de medição da pressão diferencial sempre tem duas entradas de conexão. Ao contrário do medidor da pressão absoluta, que tem apenas uma.
A vantagem do medidor de pressão diferencial é conseguir medir também a pressão relativa.
Portanto, o resultado de medição pode variar entre positivo (+) e negativo (-). Ou seja, indicar a sobre e subpressão ou em alguns casos vácuo.
Aplicações do medidor de pressão diferencial
O medidor de pressão diferencial é utilizado em uma ampla gama de aplicações, tais como sistema de aquecimento, climatização e ar condicionado, sala limpa, instalações pneumáticas, de compressores e bombas, válvulas, tanques e sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC), monitoramento diferencial de pressão para porta corta-fogo.