A importância do controle da temperatura de armazenamento de vacinas durante o transporte
Para que a logística de distribuição e armazenamento das doses de vacinas seja feita corretamente, os mesmos precisam estar na temperatura certa, para que não haja alterações nas propriedades do medicamento.
As vacinas desenvolvidas pela farmacêutica Pfizer/Biotench necessitam estar armazenadas na faixa de temperatura entre 2 °C a 8 °C. Já o imunizante, necessita estar em uma temperatura abaixo -70 °C durante o transporte, para que sua eficácia esteja garantida.
Todo cuidado é necessário, principalmente agora que o mundo está vivendo onde esta vacina poderá ser o início para a cura deste mal.
Registradores de temperatura: Documente todos os dados desde o transporte até o armazenamento de vacinas
Aí que entra em cena os registradores de temperatura. Com o iMini Impac, por exemplo, todo esse monitoramento está garantido. Este equipamento pode ficar em caixas refrigeradas coletando todos os dados de temperatura desde o início até o final do transporte.
Caso oscile a faixa de temperatura para um valor não desejado, poderá pré-configurar uma faixa de alarme, tanto positiva quanto negativa, pois, quando exceder ao valor indesejado de temperatura, o alarme indicará que está na hora de fazer algo para estabiliza-lo e mantê-lo na faixa correta.
Monitore umidade e temperatura de vacinas no estoque
Para que haja um armazenamento eficaz de vacinas e medicamentos, o monitoramento do ambiente do local de armazenagem também se faz necessário.
Existem equipamentos específicos para monitorar umidade e temperatura, que possui também um sistema de alarme e função que registra temperatura (termógrafo) e umidade (higrômetro)
A Impac tem a disposição uma linha profissional e adequada para este momento que estamos passando. O Registrador IP-747 é um equipamento portátil que fará o monitoramento e registro da temperatura e umidade do ambiente. Há também, o Transmissor de Temperatura e Umidade, que possui saída analógica e relé de controle para lhe permitir ligar um dispositivo (ar condicionado, por exemplo) ou um desumidificador, ou outro equipamento que desejar "ligar/desligar" para fazer o controle de temperatura e umidade do ambiente que desejar.