O que é uma fonte de alimentação de bancada CC?

O que é uma fonte de alimentação de bancada CC?

A Fonte de Alimentação Regulável, ou popularmente conhecida por Fonte de Bancada é um equipamento gerador de cargas elétricas, na maioria das vezes de tensão e corrente contínua (CC). Qualquer equipamento eletroeletrônico necessita de uma fonte para fornecer energia para seus componentes.

Tipos de Fontes de Bancada

Existem inúmeros modelos de fontes de bancada, podemos citar as simétricas, assimétricas, as programáveis (com memórias) as com saída para computador, inclusive controle através do mesmo, as com controle através de teclados, outras por botões, etc.

Os modelos mais comuns de fontes de bancada são as assimétricas, ou seja, uma fonte com uma saída programável ou não com valores máximos pré definidos. Exemplo: 30Vcc – 10A.

Já os modelos Simétricos são fontes onde o operador poderá escolher dobrar a tensão e/ou corrente em função da capacidade máxima dela. Exemplo: uma fonte de 30Vcc – 10A se ela for simétrica poderá programá-la de tal forma a obter uma saída de até 60Vcc – 20A.

Para que serve uma fonte de bancada programável?

Uma fonte de bancada programável tem um diferencial sobre as demais, pois o usuário tem a possibilidade de programar uma tensão e corrente e, por exemplo, desarmar quando o circuito passa da corrente pré estabelecida, protegendo assim o circuito.

Tem a possibilidade também de ter uma corrente fixa e quando chegar uma determinada tensão pré estabelecida desarma protegendo o circuito.

Algumas possuem também uma gama de memórias, onde o usuário tem a facilidade de programar uma tensão e corrente em cada memória, facilitando assim o manuseio e os testes no dia a dia.

Qual a melhor fonte para se comprar?

A melhor fonte para se comprar é aquela que mais se adequa a sua necessidade, precisa ser muito bem analisada, pois se você comprar uma fonte com tensão e corrente muito baixa, corre o risco de não atender a necessidade, por outro lado, se adquirir uma muito forte, pode perder na precisão e pagar mais caro num produto que não irá utilizar na sua totalidade, é sempre bom consultar um especialista no assunto para poder fazer uma aquisição bem sucedida.

Fonte de bancada, custo benefício

Sem dúvida alguma, quando se consegue adquirir uma fonte de bancada nos parâmetros que necessitamos no dia a dia o custo benefício é perfeito, veja um exemplo: um tatuador possui o equipamento para tatuagem cujo mesmo precisa ter uma tensão e uma corrente devidamente controlada, uma fonte simples de 15V – 2A é mais que suficiente para a tarefa dele e dentro dessa faixa ele consegue alterar os parâmetros necessários.