Alicate Amperímetro, o que é? Como funciona?

Alicate Amperímetro, o que é? Como funciona?

Alicate amperímetro é um equipamento muito utilizado entre os eletricistas. Para ajudar todos os usuários que pretendem utilizar este equipamento, preparamos este artigo para esclarecer o que é um alicate amperímetro, como funciona, qual a diferença e como optar pelo melhor custo beneficio.

O que é Alicate Amperímetro

Alicate amperímetro, é um instrumento utilizado para medir a corrente elétrica. O nome do aparelho faz referência aos amperes, cujo símbolo é “A” unidade de medida utilizada neste tipo de medição.

Uma grande parte dos alicates amperímetros vêm provido de outras grandezas como, por exemplo: tensão AC/DC, mA, frequência, resistência, continuidade, temperatura, etc.

Como funciona o Alicate Amperímetro

Esse equipamento é uma ferramenta indispensável principalmente para eletricistas para medição de corrente elétrica em quadros de força, cabos de passagem, estações de energia, refrigeração, ar condicionado, verificação de circuitos, etc.

Com o resultado é possível chegar a várias conclusões, como por exemplo, se algum equipamento está consumindo muito, se existe algum equipamento ligado sem que se perceba, etc.

Como funciona o Alicate Amperímetro

Qual a diferença de um alicate amperímetro para um multímetro

Um multímetro digital é normalmente indicado para medições em sistemas eletroeletrônicos de baixa tensão, corrente e outras pequenas grandezas com bastante precisão, enquanto o alicate amperímetro pode medir correntes bem mais altas, chegando a 1.000 amperes com a garra do próprio alicate ou até correntes bem mais altas com auxílio de acessórios.

Qual é o melhor Alicate Amperímetro custo beneficio

Existe no mercado nacional uma gama enorme de modelos de alicate amperímetro, porém o que define ser o melhor é a necessidade do usuário, se o eletricista utiliza apenas para medir corrente em residências e aplicações sem muita precisão, o melhor seria comprar um bem básico, porém se a utilização é mais profissional, é recomendado adquirir um modelo superior que atenda as expectativas futuras.

A grande vantagem de possuir um alicate amperímetro ao invés de um multímetro principalmente para eletricistas é a facilidade de utilização na medição de corrente sem a necessidade de interromper cabos, inclusive a maioria dos alicates também possui os recursos básicos de um multímetro.