Tudo sobre Anemômetro Digital: O que é, como funciona, qual o melhor e muito mais.

Tudo sobre Anemômetro Digital: O que é, como funciona, qual o melhor e muito mais.

Um anemômetro digital é um instrumento de medição que a sua função principal consiste em medir a velocidade do vento ou de outros fluidos em movimento. Neste artigo vamos esclarecer muitas dúvidas que os usuários possuem sobre este medidor.

O que é anemômetro digital?

Anemômetro Digital é um equipamento desenvolvido para medição de velocidade do vento, seja ele direcional ou multidirecional.

Como usar o anemômetro digital?

Existem vários modelos de anemômetros digitais, os manuais e os estacionários;

Os anemômetros manuais, como a palavra já diz, são equipamentos portáteis prontos para a utilização, a maioria deles indicam também a temperatura, informação importante para quem quer definir alguns parâmetros a partir da velocidade do vento.

Os anemômetros estacionários por sua vez são equipamentos fixados em um mastro em posições estratégicas para obtenção do resultado a distância seja com fio ou sem fio. Podemos citar, por exemplo, o anemômetro digital para guindaste e grua e a estação meteorológica.

Anemômetro digital, como funciona?

O modelo de Anemômetro Digital mais comum e mais econômico é o de hélice ou de conchas.

O Anemômetro de conchas é destinado para quem necessita medir a velocidade em qualquer direção (ambientes abertos) já o Anemômetro de hélice é utilizado para aplicações em dutos ou locais onde a direção é conhecida.

Em ambos os modelos sua leitura é feita a partir do movimento circular da hélice e por intermédio de um leitor ótico, são contadas as voltas e através do processador é indicado no mostrador digital.

Qual é o melhor anemômetro digital?

Os melhores e mais sofisticados anemômetros digitais são os ultrassônicos, pois não possuem partes móveis, captam o vento em qualquer direção e sua vida útil é muito superior

São equipamentos geralmente confeccionados com materiais a prova de corrosão, mais robustos destinados a ficar expostos em locais de sol intenso, temperaturas extremamente baixas, maresias, etc.

Quais são os tipos de anemômetros para medição de velocidade do vento?

Existem vários modelos de anemômetros digitais, onde podemos citar os de hélice, fio quente, ultrassônico, tubo de Pitot, a laser, etc.