6 Instrumentos de Medição mais Importantes da Segurança do Trabalho

Instrumentos de Medição Segurança do Trabalho

A segurança do trabalho  é uma ciência destinada a promover a proteção do trabalhador no local de trabalho visando reduzir os acidentes de trabalho e as doenças profissionais.

Este setor de segurança e saúde ocupacional (segurança do trabalho) visa  fazer a identificação, avaliação e controle das situações de risco e proporcionar às pessoas um ambiente ocupacional seguro e saudável.

Dentre as principais áreas de segurança do trabalho, podemos citar: prevenção de acidentes; elaboração de documentação técnica, elaboração de perícia trabalhista; consultoria ou assessoria. Este setor é muito importante também nas empresas fabris, hospitais, órgãos públicos, shoppings, etc.

Quais são os equipamento mais importantes da Segurança do Trabalho?

Dentre inúmeros equipamentos necessários para essa demanda podemos citar alguns itens:

  • Decibelímetro – equipamento indispensável em quase todos os departamentos para controle e monitoramento do ruido ambiente.

  • Termômetro de Globo ou Medidor de Stress Térmico – equipamento que permite relatar em tempo real e em alguns modelos capaz de guardar as informações para impressão de relatórios dos resultados em função do tempo. Esse equipamento obtém no ambiente de trabalho vários parâmetros tais como: temperatura ambiente, temperatura do globo, bulbo úmido, bulbo seco, umidade relativa, umidade absoluta e o mais importante índice de IBTUG.

O índice IBUTG ( índice de bulbo úmido termômetro globo ) foi desenvolvido pelo exército dos Estados Unidos na década de 50 com o objetivo de monitorar os campos de treinamento de tropas, e devido a sua grande valia no controle de atividades com pessoas expostas ao calor, foi difundido rapidamente no mundo, especialmente nas áreas de segurança do trabalho, higiene ocupacional e esportes de alta performance.

Várias normas e leis foram criadas em todo o mundo baseadas no trabalho original dos militares, delimitando condições e limites para o trabalho ou práticas de esportes com exposição ao calor.

  • Luxímetro Digital – Destinado a medir a intensidade da luz no local de trabalho com o propósito de avaliar se está adequado conforme normas.

  • Termo-higrômetro Digital – Destinado a medir a temperatura e a umidade do ambiente a ser analisado, podendo ser com a possibilidade de gravação dos dados e posteriormente descarregado num computador para geração de relatórios de uma maneira mais prática e confiável.

  • Dosímetro de Ruído - O Dosímetro de Ruído NR-15 permite tanto a medição de níveis de pressão sonora ( SPL ) como processar a exposição ao ruído através da dosimetria ( DOSE% ) bem como  medidas de "db" como um decibelímetro.

Os dosímetros de ruído medem e armazenam os níveis de pressão sonora (NPS) e, integrando essas medições ao longo do tempo, fornecem uma leitura cumulativa da exposição ao ruído durante um determinado período de tempo, como uma jornada de trabalho de 8 horas.

Os dosímetros podem funcionar como monitores de ruído pessoais ou de área. Em ambientes ocupacionais, os dosímetros pessoais de ruído são frequentemente usados no corpo de um trabalhador com o microfone montado no meio do topo do ombro mais exposto da pessoa.

São dotados de alarmes vibratórios e sonoros com o ruído de alarme bem alto para de fato fazer com que o operador ouça numa condição de perigo.